Expectativas e Perspectivas dos Gestores de Empresas Americanas para 2022 – Barómetro das Empresas Americanas em Portugal
A AmCham Portugal, em parceria com a PwC, enquanto Knowledge Partner, elaboraram no âmbito do Barómetro das Empresas Americanas em Portugal, um inquérito junto dos responsáveis de empresas americanas para aferir as suas expectativas e perspectivas para 2022, que reuniu 32 respostas dos vários setores de atividade.
Dois anos após o início da pandemia a economia global começou a caminhar rumo à recuperação, estando previsto um aumento do PIB mundial de cerca de 4,9%.
No entanto, a nova conjuntura, de conflito entre a Rússia e a Ucrânia, exige uma reavaliação destas perspectivas, facto que tem que ser, também, considerado quando olhamos para os resultados obtidos neste barómetro, realizado no final de 2021.
Apesar disso, as relações entre EUA, China e Rússia que estavam posicionadas em 3º lugar no ranking de temas geoestratégicos com maior impacto no negócio, à luz dos atuais acontecimentos poderiam ter outra expressão. O mesmo se aplicaria à preocupação com os preços do petróleo ou com os movimentos migratórios.
Não obstante, à data do inquérito realizado, 59% dos inquiridos consideram que a atividade económica nas suas empresas já atingiu níveis semelhantes aos registados anteriormente à pandemia – 28% quando olham para o setor em que estão inseridos. Quanto a Portugal, as perspetivas são a médio e longo prazo, com 47% a indicar que acredita numa recuperação apenas em 2023, e 25% após essa data.
Leia aqui o estudo.
Veja aqui a apresentação dos resultados do executive survey