Menu

Barómetro

Expectativas e Perspectivas dos Gestores de Empresas Americanas para 2022 – Barómetro das Empresas Americanas em Portugal

A AmCham Portugal, em parceria com a PwC, enquanto Knowledge Partner, elaboraram no âmbito do Barómetro das Empresas Americanas em Portugal, um inquérito junto dos responsáveis de empresas americanas  para aferir as suas expectativas e perspectivas para 2022, que reuniu 32 respostas dos vários setores de atividade.

Dois anos após o início da pandemia a economia global começou a caminhar rumo à recuperação, estando previsto um aumento do PIB mundial de cerca de 4,9%.
No entanto, a nova conjuntura, de conflito entre a Rússia e a Ucrânia, exige uma reavaliação destas perspectivas, facto que tem que ser, também, considerado quando olhamos para os resultados obtidos neste barómetro, realizado no final de 2021.
Apesar disso, as relações entre EUA, China e Rússia que estavam posicionadas em 3º lugar no ranking de temas geoestratégicos com maior impacto no negócio, à luz dos atuais acontecimentos poderiam ter outra expressão. O mesmo se aplicaria à preocupação com os preços do petróleo ou com os movimentos migratórios.
Não obstante, à data do inquérito realizado, 59% dos inquiridos consideram que a atividade económica nas suas empresas já atingiu níveis semelhantes aos registados anteriormente à pandemia – 28% quando olham para o setor em que estão inseridos. Quanto a Portugal, as perspetivas são a médio e longo prazo, com 47% a indicar que acredita numa recuperação apenas em 2023, e 25% após essa data.

Leia aqui o estudo.

Veja aqui a apresentação dos resultados do executive survey

Barómetro das Empresas Americanas em Portugal – 2020

O “Barómetro das Empresas Americanas em Portugal”, que é uma segunda edição, é um estudo que resulta de uma parceria entre a AmCham e a PwC e que procura refletir sobre a relevância das empresas americanas na economia portuguesa e sobre a sua evolução financeira nos últimos três anos.

Leia aqui o Barómetro edição em português

Leia aqui o Barómetro edição em inglês

Este Barómetro é dirigido ao mundo empresarial, político, legislativo e académico e, em geral, a todas as pessoas interessadas pelas questões do IDE e das relações económicas e empresariais transatlânticas.

O estudo que agora apresentamos analisa o investimento americano em Portugal e, procura caracterizar através de uma análise de vários indicadores económico/financeiros, as empresas americanas que atuam em Portugal e o peso que estas representam na economia portuguesa.
A realização e a publicação de uma análise objetiva da situação atual das empresas americanas em Portugal é uma iniciativa à qual atribuímos uma enorme relevância e que acreditamos que possa ser tomada em consideração na altura de decidir as políticas de atração e retenção de investimento direto estrangeiro.

Top