Menu

Transatlantic 2025: in review

Transatlantic 2025: in review

Publicado por: AmCham EU

António Martins da Costa, Presidente da AmCham Portugal, e Graça Didier, Secretária-Geral, participaram na Transatlantic Conference 2025 da AmCham EU. Sob o tema “Taking the Transatlantic Pulse”, a conferência reuniu líderes da indústria, decisores políticos e especialistas de ambos os lados do Atlântico para debater os principais desafios que moldam as relações transatlânticas – desde o comércio e investimento até às tecnologias emergentes e à cooperação na área da defesa.

A edição deste ano da Transatlantic Conference destacou como a UE e os EUA podem fortalecer a sua parceria num contexto global cada vez mais incerto. Realizado na terça-feira, 18 de março, o evento reuniu líderes da indústria, decisores políticos e especialistas para debater os principais desafios das relações transatlânticas. Enquanto as águas podem estar turbulentas, as discussões deixaram uma mensagem clara – a necessidade de um alinhamento transatlântico contínuo para manter a competitividade e a segurança num mundo cada vez mais fragmentado.

A sessão de abertura contou com Liam Benham (Boeing), Presidente da AmCham EU, e Malte Lohan, CEO da AmCham EU, que enquadraram a discussão sobre como a UE e os EUA podem reforçar a sua parceria num cenário geopolítico em rápida evolução. Ambos sublinharam a necessidade de um renovado envolvimento transatlântico para enfrentar desafios económicos, tecnológicos e de segurança.

A conferência prosseguiu com a apresentação do Relatório sobre a Economia Transatlântica 2025 por Daniel Hamilton, Senior Fellow do Foreign Policy Institute, SAIS, Johns Hopkins University, e Joseph Quinlan, Senior Fellow do Transatlantic Leadership Network. O relatório reforçou a força duradoura dos laços comerciais e de investimento entre a UE e os EUA, ao mesmo tempo que salientou a necessidade de cooperação contínua para enfrentar pressões económicas e desafios geopolíticos. A sessão foi moderada por Thibaut L’Ortye, Senior Director, Public Affairs, AmCham EU.

No primeiro painel, Marjorie Chorlins, Senior Vice-President, European Affairs, US Chamber of Commerce; Leopoldo Rubinacci, Deputy Director-General, Directorate-General for Trade, European Commission; e Luisa Santos, Deputy Director-General, BusinessEurope, analisaram as fraturas na relação económica entre a UE e os EUA e discutiram formas de restaurar a confiança e a cooperação. Sublinharam a resiliência da relação transatlântica, destacando como as mudanças políticas estão a perturbar a cooperação económica e reforçando os benefícios mútuos de um ambiente de investimento estável. A moderação ficou a cargo de Aylin Lusi (UPS), Chair, Operations Group e Board Member da AmCham EU.

De seguida, Brando Benefei, Eurodeputado (S&D, IT) e Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Estados Unidos, e Jovita Neliupšienė, Embaixadora da UE nos EUA, abordaram os desafios colocados pelas crescentes divisões políticas em ambos os lados do Atlântico, destacando a importância de manter um diálogo aberto e contínuo. Enfatizaram ainda o papel crítico do envolvimento institucional para garantir uma cooperação transatlântica eficaz e reforçaram a solidez da relação económica entre a UE e os EUA.

Mais tarde, Timothy Hogan, Senior Vice-President, Global Policy and Public Affairs, Pfizer; Eva Maydell, Eurodeputada (EPP, BG) e Vice-Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os EUA; e Fabian Zuleeg, Chief Executive e Chief Economist, European Policy Centre, discutiram a acelerada corrida tecnológica global e exploraram como a UE e os EUA podem preservar a sua vantagem competitiva. Os oradores destacaram o papel que as empresas podem desempenhar no fortalecimento das relações transatlânticas e a necessidade da UE procurar parceiros estratégicos a nível global. A sessão foi moderada por Barbara Moens, correspondente da UE no Financial Times.

Na segunda “fireside chat”, Julia Friedlander, CEO da Atlantik-Brücke, e Dr. Benedikta von Seherr-Thoß, Managing Director, Peace, Security and Defence, European External Action Service, abordaram a importância de manter uma parceria transatlântica de defesa forte e unida face às crescentes tensões geopolíticas. Destacaram a necessidade de equilibrar a autonomia estratégica europeia com a interoperabilidade transatlântica, frisando a importância de ultrapassar barreiras nos processos de aquisição e alinhar políticas industriais de defesa. A moderação ficou a cargo de Majda Ruge, Senior Policy Fellow, European Council on Foreign Relations.

A conferência encerrou com a intervenção de Adam Szłapka, Ministro dos Assuntos Europeus da Polónia, que sublinhou a ligação entre segurança e competitividade. O Ministro Szłapka destacou que a simplificação das regulamentações no Mercado Único é essencial para impulsionar o crescimento empresarial e atrair investimento, reforçando a segurança e a resiliência dentro da UE.

Uma das principais resoluções que resultaram da reunião dos Presidentes e Chairs das Câmaras de Comércio Americanas na Europa foi o compromisso de trabalharmos mais estreitamente na nossa missão comum—representar as empresas norte-americanas na Europa e fortalecer o diálogo e os laços transatlânticos.

Acolhida por Liam Benham, Chair do Board da AmCham EU, e com a participação de António Martins da Costa, esta reunião teve lugar na semana passada, em Bruxelas, durante a Transatlantic Week da American Chamber of Commerce to the European Union (AmCham EU). Representou uma oportunidade valiosa para networking entre pares e a partilha de insights sobre o papel em evolução dos líderes empresariais no atual panorama geopolítico—num momento particularmente crítico para as Câmaras de Comércio Americanas e para as relações transatlânticas.

“Enquanto líderes empresariais na Europa, desempenhamos um papel essencial na promoção da colaboração entre os stakeholders da UE e dos EUA, garantindo um diálogo contínuo e um entendimento mútuo.”

Os principais objetivos desta reunião incluíram:
Reforço das Relações entre Pares: Facilitando oportunidades de networking e promovendo a colaboração entre líderes dentro da rede AmChams in Europe.
Discussões Estratégicas sobre Temas de Âmbito Europeu: Envolvendo conversas aprofundadas sobre desafios e oportunidades-chave, especialmente no que toca às relações transatlânticas e à competitividade europeia.
Interação com Decisores da UE: Proporcionando acesso direto a representantes da UE através de reuniões estratégicas, oferecendo insights valiosos sobre as prioridades políticas da União Europeia e a evolução do enquadramento regulatório e económico.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Top