Menu

Publicações

Critical Raw Materials

Muitas das indústrias essenciais europeias, especialmente as relacionadas com as tecnologias do futuro, dependem sobremaneira de matérias-primas críticas (CRMs), a maioria das quais importadas de países terceiros.

A Comissão Europeia define as CRMs como as que se revestem de importância crucial para a economia, mas cujo aprovisionamento a partir de fontes na UE não está assegurado de forma fiável e duradoura. A UE extrai ou produz menos de 5% das matérias-primas críticas em todo o mundo, ao passo que as indústrias da UE são responsáveis por cerca de 20% do consumo mundial dessas matérias.

A necessidade de combater a dependência excessiva da UE em relação a países terceiros, com os riscos crescentes de dependência e interrupções de fornecimento associados, levou a Comissão Europeia a apresentar o Plano de Ação para Matérias-Primas Críticas que se encontra em fase de discussão, e que tem por base um fornecimento sustentável e responsável de CRMs.

A EU reforça a importância do fornecimento doméstico de CRMs, aumentando a extração de matérias-primas críticas na UE, promovendo em simultâneo a utilização circular dos recursos, melhorando a reciclagem e as cadeias de abastecimento, e em simultâneo aumentar e diversificar o fornecimento de CRMs com países e parceiros que compartilham os valores da EU.

O acesso a matérias-primas, a par com a Lei de Redução da Inflação aprovado recentemente pelo presidente Biden, a cooperação em matéria de tecnologia limpa, energia e diversificação do abastecimento energético à Europa, o apoio à Ucrânia e as relações com a China, são temas que estão em cima da mesa no debate das relações Europa e EUA, nomeadamente através do Conselho de Comércio e Tecnologia EU-EUA.

A cooperação e a liderança transatlântica nestes temas será critica para garantir a prosperidade dos dois lados do Atlântico.

A AmCham EU publicou um documento com a sua posição sobre as matérias-primas críticas que divulgamos AQUI.


Com foco nos desafios que se colocam às relações transatlânticas, o relatório Transatlantics Trends 2022 apresenta uma perspetiva comparada em questões cruciais para a cooperação internacional, com base num inquérito à opinião pública de 14 países.

“From Russia’s invasion of Ukraine and China’s geostrategic ambitions to the worsening climate crisis and democratic backsliding, greater transatlantic cooperation is of paramount importance. The policy developments the transatlantic community is facing this year are striking, and in some cases unprecedented. Yet, in times of crisis, we can only expect more difficult decisions having to be made in the months ahead—decisions that require effective communication between governments and citizens. In this context, it is critical to understand how these challenging times and the future look to societies on both sides of the Atlantic. The need to anchor transatlantic cooperation in the perceptions of the public is at the core of the Transatlantic Trends project. “

Published by The German Marshall Fund, Bertelsmann Foundation. Supported by FLAD

Relatório Completo

_______________________________________________________________________

EY Attractiveness Survey Portugal 2022

O EY Attractiveness Survey Portugal 2022, estudo que anualmente avalia a perceção dos investidores estrangeiros relativamente à atratividade do País enquanto destino de IDE, revela que Portugal subiu dois lugares no ranking e passou para a 8.ª posição entre as economias europeias mais atrativas para IDE, posicionando-se à frente de países como a Polónia e a Irlanda, que fecharam, em 2021, o top 10 da Europa.

62% dos investidores inquiridos planeiam criar ou expandir operações em Portugal nos próximos 12 meses, ano recorde de Portugal para a captação de Investimento.

EY Attractiveness Survey Portugal 2022 identifica como fatores diferenciadores de Portugal para IDE, a estabilidade social, a qualidade de vida e o talento adaptado às necessidades dos investimentos.

Publicado pela EY. Leia aqui:

Resumo do Estudo                Estudo Completo

_______________________________________________________________________

The Transatlantic Economy 2022: Annual Survey of Jobs, Trade and Investment between the United States and Europe

The Transatlantic Economy 2022 presents the most up-to-date facts and figures about the economic relationship. The research was conducted independently by Daniel Hamilton and Joseph Quinlan at the Foreign Policy Institute at Johns Hopkins University’s School of Advanced International Studies and the Transatlantic Leadership Network.

The study includes dedicated profiles for 30+ European countries and all US states.

This year’s study features new insights into how the war in Ukraine affects the transatlantic relationship, the impact of the COVID-19 pandemic, prospects for the recovery, global supply chain issues, relations with China and the transatlantic energy economy.

Published by AmCham EU. Read here:

Read the report              Key findings             Executive summary 

_______________________________________________________________________

Mercado Americano de vinhos

Quando analisamos um dos setores da economia nacional em crescente expansão, o setor vitivinícola, não podemos deixar de olhar para o potencial que o mercado americano pode representar para a promoção dos vinhos portugueses e da marca Portugal.

Foi com esse propósito que o estudo “Mercado americano de vinhos – Realizar o Potencial de Portugal” foi desenvolvido pela AmCham Portugal em parceria com a AESE Business School e a PwC, propondo-se abordar um conjunto de tópicos que acreditamos serem relevantes para o entendimento do mercado de vinhos nos EUA, como é que Portugal se encontra posicionado nele, e como se caracterizam as empresas portuguesas que já exportam os seus produtos para o país.

Leia aqui o estudo “Mercado Americano de Vinhos – Realizar o Potencial de Portugal

_______________________________________________________________________

Barómetro das Empresas Americanas em Portugal

O “Barómetro das Empresas Americanas em Portugal”, que é uma segunda edição, é um estudo que resulta de uma parceria entre a AmCham e a PwC e que procura refletir sobre a relevância das empresas americanas na economia portuguesa e sobre a sua evolução financeira nos últimos três anos.

Leia aqui o Barómetro edição em português

Leia aqui o Barómetro edição em inglês

Este Barómetro é dirigido ao mundo empresarial, político, legislativo e académico e, em geral, a todas as pessoas interessadas pelas questões do IDE e das relações económicas e empresariais transatlânticas.

O estudo que apresentamos analisa o investimento americano em Portugal e, procura caracterizar através de uma análise de vários indicadores económico/financeiros, as empresas americanas que atuam em Portugal e o peso que estas representam na economia portuguesa.

_______________________________________________________________________

We Stand Together – 14 DIAS, 14 HISTÓRIAS

Durante 14 dias publicámos 14 histórias apresentando uma série de acções desenvolvidas por  empresas Americanas nossas associadas com o objectivo de ajudar a sociedade, a economia, a educação e a cultura em Portugal como resposta ao Covid-19 demonstrando um sentido de serviço e de comunidade.

Ao mesmo tempo que trabalharam para manter a continuidade do negócio de uma forma segura e responsável e proteger os seus colaboradores, elas também desenvolveram de imediato ações de apoio à comunidade como resposta a esta emergência global.

Tempos de crise mostram ser também tempos de união.

Conheça estas histórias.

Veja aqui o Filme final “We Stand Together”        e       Leia aqui a Brochura “We Stand Together”

Veja os filmes das empresas na integra: Accenture   /  AON   /  Biogen  /  Cisco  /  Dell Technologies  /  Deloitte  /  DXC  /  Google  /  IBM  /  Janseen  /  Manpower  /  Marriott Hotel  /  Microsoft  /  Pfizer

Mensagem do Presidente da AmCham  e  Mensagem do Senhor Embaixador dos EUA

“We Stand Together” foi produzido pela AmCham Portugal com o apoio das empresas que participaram e da Embaixada dos EUA em Portugal  e o Patrocínio da FLAD.

 

Top