Perspetivas Empresariais

Perspetivas Empresariais | André Rodrigues, AWS

Perspetivas Empresariais André RodriguesCountry Lead da Amazon Web Services (AWS) Portugal A AWS tem vindo a reforçar o seu compromisso com Portugal desde a abertura do seu…

Publicado a 15 de junho de 20262 min de leituraPor AmCham Portugal
Perspetivas Empresariais | André Rodrigues, AWS

Perspetivas Empresariais

André Rodrigues
Country Lead da Amazon Web Services (AWS) Portugal

A AWS tem vindo a reforçar o seu compromisso com Portugal desde a abertura do seu escritório em Lisboa, em 2018, investindo continuamente em infraestruturas, talento e inovação.

Atualmente, com uma Amazon Edge Location, uma localização AWS Direct Connect e a recentemente anunciada AWS Local Zone ligada à AWS European Sovereign Cloud, Portugal posiciona-se como um hub tecnológico de referência na Europa. De acordo com um estudo independente da Telecom Advisory Services LLC, a implementação da Local Zone deverá gerar quase 3 mil milhões de euros de impacto no PIB, suportar 17.000 empregos e contribuir para que Portugal atinja 65% de penetração de cloud empresarial até 2030.

A AWS está também a impulsionar o dinâmico ecossistema de startups em Portugal. Empresas como a OutSystems, Talkdesk e Feedzai utilizam os serviços de cloud e inteligência artificial da AWS para inovar rapidamente e escalar a nível global, demonstrando a capacidade de Portugal para gerar líderes tecnológicos de classe mundial.

No domínio da sustentabilidade, a Amazon assinou, em 2025, o seu primeiro contrato de compra de energia (Power Purchase Agreement) em Portugal, relativo ao Complexo Eólico do Tâmega. De acordo com o promotor, trata-se de um projeto de 350 milhões de euros que será o maior parque eólico do país após a sua conclusão, prevista para 2027, criando mais de 700 postos de trabalho no pico da construção.

A adoção de inteligência artificial está a acelerar a um ritmo sem precedentes em Portugal. Segundo o estudo Unlocking AI Potential, 41% das empresas portuguesas já utilizam IA, tendo sido registada, no último ano, uma média de 12 novas empresas a adotar esta tecnologia por hora. A AWS está a preparar a força de trabalho para esta transformação através de programas como o AWS Educate, AWS Academy e AWS re/Start, em Lisboa, Porto, Braga e Matosinhos.

Com dezenas de milhares de clientes ativos na Península Ibérica, a AWS assume-se como um elemento central da economia digital portuguesa e mantém-se empenhada em apoiar a afirmação de Portugal como um dos principais destinos tecnológicos da Europa.

Esta perspetiva integra o Capítulo 3, “Portugal na Economia do Capital Digital”, do Barómetro das Empresas Americanas em Portugal, que pode consultar AQUI.

AmCham Portugal

Fundada em 1951, a AmCham Portugal é uma associação empresarial privada, independente e sem fins lucrativos — a maior associação bilateral entre Portugal e os Estados Unidos.

Continuar a ler

Notícias relacionadas

Todas as notícias →

Acompanhe a agenda transatlântica

Os sócios recebem primeiro as análises, os convites e os estudos.

Torne-se sócio
Perspetivas Empresariais | André Rodrigues, AWS — AmCham Portugal