Menu

Arquivado: Almoço com Ministro Adjunto e da Reforma do Estado Prof. Doutor Gonçalo Matias

Almoço com Ministro Adjunto e da Reforma do Estado Prof. Doutor Gonçalo Matias

Dia 19 de Setembro de 2025 | Hotel Sheraton Lisboa

Main Sponsor: Deloitte
A AmCham Portugal recebeu o Ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Prof. Doutor Gonçalo Saraiva Matias, para um almoço-debate, lotado, dedicado a um dos temas mais estruturantes do país: a Reforma do Estado.
Na abertura, António Martins da Costa, Presidente da AmCham Portugal, lançou dados-chave para o debate:
– Apenas 15% da força de trabalho são funcionários públicos (também abaixo da média europeia);
– O Estado deve ser visto como uma organização que, como uma empresa, precisa de entregar serviços e recursos de forma eficiente.
O Ministro Gonçalo Matias apresentou uma estratégia assente em três eixos: simplificação, digitalização e Pessoas. Sublinhou que primeiro é necessário redesenhar processos e só depois digitalizar, aproveitando todo o potencial da tecnologia, nomeadamente da inteligência artificial, para acelerar respostas em áreas críticas como os licenciamentos.
Entre os pontos mais marcantes da sua intervenção:
– As Pessoas e as Empresas têm que estar no centro de atuação do Estado;
– Um empresário português perde 750 horas por ano em burocracia (enquanto na Estónia é zero);
– A interoperabilidade entre serviços do Estado é um objetivo fundamental, de forma a cumprir com oPrincípio Só Uma Vez: “O que temos hoje é ilegal. O Estado não pode continuar a pedir o mesmo documento várias vezes”;
– RGPD e privacidade não podem ser barreiras à reforma: países como Estónia ou Dinamarca demonstram que é possível garantir interoperabilidade e proteção de dados;
– Contrato de confiança com cidadãos: “É nossa prioridade não deixar ninguém para trás, mesmo com baixa literacia digital”;
– Impacto económico da burocracia: os atrasos e redundâncias retiram até 10 mil milhões de euros/ano à economia;
– A ausência de uma reforma da Administração Pública faz o país perder investimentos e emprego;
– Funcionários públicos como aliados: são também vítimas de processos ineficazes que atrasam serviços e desgastam a relação com os cidadãos.
No Fireside Chat com Miguel Eiras Antunes (Partner, Deloitte), reforçou-se que “é o Estado que tem de se organizar perante as pessoas, como uma única entidade” e que a simplificação é também uma arma contra a corrupção, ao eliminar incentivos que surgem da burocracia.
A visão apresentada pelo Ministro é acompanhada pelo Primeiro-Ministro e pelo Governo no seu conjunto, e está alinhada com a agenda da Comissão Europeia e com a Presidência portuguesa do grupo D9+. A nomeação do primeiro CTO do Estado e a aposta na rede de Lojas do Cidadão complementam esta transformação.
Mais do que uma reforma administrativa, trata-se de um movimento estratégico para devolver tempo, confiança e oportunidades aos portugueses, colocando pessoas e empresas no centro da ação do Estado.
A AmCham Portugal agradece ao Ministro Gonçalo Matias, à Deloitte pelo apoio e a todos os participantes pela presença.
Fotografias: Diana Quintela / MARE | AmCham Portugal
Top