Menu

Comissões Especializadas

Comissões Especializadas

Para coadjuvar no desempenho das respetivas funções, a Direção da AmCham criou Comissões Especializadas como órgãos de carácter consultivo.

Comissões designadas:

Tecnologia e Inovação

Missão: Num contexto sócio-económico atual marcado ainda por alguma incerteza, esta comissão deverá desenvolver um plano de atividades focado na importância para as organizações em adoptar tecnologias inovadoras para identificar novas maneiras de responder aos desafios de consumidores, colaboradores e do mercado. O objetivo será tornarem-se mais resilientes, criando uma visão de longo prazo e garantindo uma vantagem competitiva no futuro.

 

IA, Dados e Cibersegurança

Missão: Os limites dos negócios continuam a expandir-se para além da organização – graças à digitalização acelerada, maior conectividade e migração para a cloud – pelo que é fundamental que a cibersegurança e a gestão de dados seja incorporada em toda a cadeia de valor. Esta comissão irá trabalhar junto da Direção num plano de ação que reforce esta abordagem holística de forma a garantir às organizações mais agilidade para se adaptarem a quaisquer impactos futuros num cenário de ameaças em constante evolução.

 

Transição Energética

Missão: A Transição Energética é atualmente um dos grandes desígnios nacionais e mundiais, com os países a trabalhar no objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050, associando o valor económico à sustentabilidade. Num contexto marcado pelo reforço deste compromisso com a descarbonização dos sistemas energéticos, esta comissão deverá trazer a debate medidas e políticas alinhadas com estes propósitos.

 

ESG

Missão: Os stakeholders exigem mais esforços ambientais, sociais e de governance (ESG), as regulamentações tornam-se cada vez mais rígidas e os consumidores esperam cada vez mais que as marcas sejam exemplares. Esta comissão deverá promover o debate e ações concretas por parte dos associados de forma a demonstrar o seu propósito em relação à sustentabilidade, ética e responsabilidade em tudo o que fazem. Deverá ainda fomentar a colaboração entre empresas, governo e sociedade em benefício de todos.

 

Educação e I&D

Missão: O desafio do talento é transversal a todos os negócios e indústrias e este é um momento chave no qual a atração e retenção dos melhores profissionais representa um fator crítico para o sucesso. Esta comissão deverá promover a aproximação da AmCham à Academia e entidades de I&D, desenhando um plano de atividades que promova o debate sobre os maiores desafios que as organizações enfrentam atualmente a nível de recursos e de que forma o talento nacional pode ser ainda mais competitivo no contexto global.

 

Saúde e Biotecnologia

Missão: Em apenas dois anos, o mundo mudou devido a uma pandemia à escala global, e foi evidente que num momento de crise, a saúde e a preservação da vida humana prevalece sobre qualquer outro interesse. Esta comissão terá como missão refletir sobre o papel das instituições de saúde e sobre o impacto da biotecnologia e biofarmacêutica na procura de tratamentos mais precisos, inovadores e eficazes, considerando os desafios que podem surgir a nível de maiores desigualdades sociais e económicas.

 

Turismo e Lazer

Missão: À medida que este setor inicia a sua jornada de regresso ao crescimento, os principais players precisam de refletir e encontrar formas criativas de serem bem sucedidas no presente e futuro. Esta comissão deverá lançar o debate sobre esta nova realidade da indústria, que deverá combinar o pragmatismo da realidade com a criatividade para aproveitar novas oportunidades, à medida que reconquista a confiança dos viajantes e define modelos de custos adaptáveis que lhes permita investir no crescimento.

 

Diversidade, Equidade e Inclusão

Missão: Esta comissão deverá reforçar o compromisso da AmCham de inspirar e agir em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. A sua missão será unir os associados e a sociedade num plano de iniciativas relacionadas com a diversidade e inclusão, promovendo uma cultura em que todos sentem que têm oportunidades iguais, garantindo a não discriminação com base em género, deficiência, religião, orientação sexual, cultura ou etnia.

 

Top