Pequeno-almoço debate com Eurodeputado Sebastião Bugalho, dia 28 de maio
Tema da intervenção” Instabilidade na incerteza: Portugal na Europa e no Mundo”
Num momento especial de conversa e proximidade com quem leva a voz de Portugal até à Europa, recebemos o Eurodeputado Sebastião Bugalho para um pequeno-almoço de reflexão sobre os desafios que a Europa enfrenta e o papel das relações transatlânticas no mundo de hoje.
Sob a Regra de Chatham House, tudo o que foi dito fica entre quem esteve presente, mas podemos partilhar que se falou de temas importantes.
O Presidente da AmCham , António Martins da Costa, referiu na abertura do evento, as alterações no cenário global, destacando desafios como:
-
- O crescimento de forças extremistas na Europa;
-
- A competitividade na Europa;
-
- A dificuldade da Europa em reforçar o seu papel geopolítico.
Sobre os temas abordados pelo Eurodeputado Sebastião Bugalho, destacamos:
- Tornar mais visível o papel e o impacto do Parlamento Europeu junto de empresas e cidadãos portugueses;
- Necessidade de reforçar as relações transatlânticas, especialmente no contexto da Administração Trump;
- Eurodeputados trabalham com base em informação partilhada pela Comissão Europeia e pelo Serviço Europeu de Ação Externa.
- Destacou o tema das tarifas dos EUA sob a UE como um ponto sensível na relação transatlântica. Salientou:
-
- A importância de manter canais de diálogo abertos;
-
- A necessidade de garantir o normal funcionamento das relações comerciais
- Em relação à política externa portuguesa, sublinhou a capacidade da diplomacia nacional para promover o diálogo e representar eficazmente os interesses de Portugal no mundo.
Obrigado aos Patrocinadores: Prosegur e Tabaqueira | e ao Media Partner: The Portugal News